STEINBRUCH, PEZÃO E SAMUCA ANUNCIAM 'POLO METALMECÂNICO'
Grupo de empresários do setor participam de solenidade para assinatura de termo de compromisso para gerar 2,5 mil empregos e investimentos do TAC Ambiental de mais de R$ 300 milhões pela CSN
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), o governos estadual e municipal, e representantes de sete empresas do setor metalmecânico assinaram termo de compromisso em instalar em Volta Redonda o tão sonhado 'Polo Metalmecânico do Sul Fluminense'. A intenção é trazer para a cidade unidades fabris e gerar cerca de 2,5 mil empregos diretos, beneficiando cerca de 10 mil pessoas indiretamente.
A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (18/10), no gabinete do prefeito Elderson da Silva, o Samuca (sem partido), no Palácio 17 de Julho, e contou com a presença do presidente da CSN, Benjamim Steinbruch, o governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão (MDB),os prefeitos Ailton Marques (Porto Real), Ednardo Barbosa (Pinheiral), José Osmar (Rio Claro), Rodrigo Drable (Barra Mansa), representantes das empresas do setor e demais autoridades políticas e empresariais da região.
O empresário, assim como o governador e o prefeito também assinaram o Termo de Ajustamento de Conduta Ambiental (TAC). O documento estabelece a meta de promover 35 ações que vão garantir demandas ambientais, em benefício da população, bem como do processo produtivo da Usina Presidente Vargas (UPV).
Samuca Silva acompanhou o empresário Benjamin Steinbruch e o governador Pezão num passeio no ônibus elétrico 'Tarifa Zero'
O prefeito Samuca afirmou que o momento é de comemoração e que muito ainda esta por vir para a população. "O importante é que teremos investimentos na cidade para a geração de emprego com mão de obra qualificada, sendo quase três mil diretos e outros quase 10 mil indiretos. Estamos fazendo com que a cidade seja uma referência na cultura de um polo metalmecânico para o Brasil. Através destas primeiras empresas, outras com certeza virão, uma vez que existirão dois momentos: um antes e outro após este anúncio de hoje", afirmou Samuca.
De acordo com o prefeito, a localização das áreas que receberão as empresas são nas proximidades da unidade do Grupo Trigo (Spoletto), na Rodovia dos Metalúrgicos, e numa área de propriedade da CSN, onde funcionava uma fábrica de cimentos, no bairro Siderville.
DIÁLOGO - Já o presidente da CSN, Benjamim Steinbruch agradeceu a oportunidade do diálogo com o governo municipal para dar início à parceria, e salientou ficar surpreso com a vitória nas eleições de 2016. "O que nós estamos fazendo hoje, aqui em Volta Redonda, deixando uma marca com a ajuda do governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Samuca e demais prefeitos. Os investimentos podem chegar a todos os municípios do Sul Fluminense, dentro deste 'Polo Metalmecânico' que estamos começando agora. Sempre disse a todos que a CSN é uma solução, e não um problema".
De acordo com Benjamin, se houver a possibilidade de unir governos estadual e municipal junto a empresários, haverá a capacidade de fazer o que quiserem no tocante ao investimento em novos projetos de desenvolvimento regional.
"O importante é que hoje nós conseguimos concretizar isso. O que estamos fazendo aqui pode ser feito em qualquer município, onde haja um indutor de investimentos, qualquer empresa, com a mesma vontade de várias pequenas e médias empresas para que alcancemos o crescimento, os investimentos e a geração de emprego".
Benjamin Steinbruch ressaltou que o momento requer união e diálogo entre todas as partes para superar os obstáculos. "Dentro disso, nós temos que nos esforçar, buscar soluções e, principalmente relacionamento para fortalecer aquilo em que acreditamos", disse, acrescentando que a filha dele, Vitória Steinbruch, está na região para discutir com empresários e prefeitos, projetos desenvolvimentistas urbanísticos, imobiliários e arquitetônicos para as cidades.
- Queremos fazer com que a Rua 33 (Alberto Pasqualini) seja uma visitação dos projetos arquitetônicos a serem implantados - previu o 'Barão da Siderurgia'.
Steinbruch afirmou ainda que, além das empresas que se instalam em Volta Redonda, a Prada Embalagens e a Prada Distribuição farão investimentos em Valença, com a aquisição pela CSN de uma fábrica que estava desativada.
O governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, disse estar satisfeito em poder, ao final de seu governo, concretizar mais este investimento para a região e, em especial para Volta Redonda. “Garantimos os incentivos fiscais e estamos felizes em receber tantas novas empresas no estado”, disse o governador, acrescentando que não é fácil vencer a burocracia.“A implantação do polo empresarial e o investimento de R$ 300 milhões no meio ambiente vão gerar empregos e movimentar a economia. É a geração de empregos que devolve a dignidade às pessoas, melhora a segurança, a saúde. E isso, Volta Redonda estão dando um grande passo para alcançar essa meta”, afirmou Pezão.