top of page

EVENTO DE MMA DEVOLVE EUFORIA AOS TORCEDORES DA REGIÃO

Torcida estimada em pouco mais de 1,5 mil pessoas foi ao delírio com anúncio das lutas dos atletas da região

O 'Mix Martial Arts' (MMA), na tradução Artes Marciais Mistas, chegou em Volta Redonda, mais precisamente na Arena Multiuso, na Ilha São João, no bairro Voldac, na noite de sexta-feira (28/09). O Shotoo Brasil 88, maior evento da modalidade no Brasil, trouxe alguns dos melhores 'cascas grossas' do País para o evento na Cidade do Aço, e um convidado especial: o ex-lutador americano Jay Dee Penn, mais conhecido como B.J. Penn que é ex-campeão do 'Ultimate Fighting Championship' (UFC) na categoria dos leves e dos meio-médios.

Entre os atletas que lutaram, dois deles representaram Volta Redonda: Walber dos Anjos 'Timóteo' e Murilo Filho. Foram realizados 12 combates, sendo um deles para amadores estreantes.

Público prestigiou a noite de confronto dos guerreiros do 'Shotto Brasil 88'

Na primeira luta entre os estreantes amadores, vitória de Matheus Gohan sobre Erik Cesar Meneses, por nocaute (KO), em apenas 19s do primeiro round. Na segunda luta, sendo a primeira do Card preliminar, vitória do meio pesado Lucas Camacho sobre Felipe Conceição, no terceiro round, após 12m53s de luta. A torcida voltarredondense, estimada em pouco mais de 1,5 mil pessoas, foi ao delírio com o anúncio do terceiro combate da noite. Nada menos que o atleta da casa e lutador especialista em Kickboxing, Walber dos Anjos 'Timóteo', contra Luiz 'Caipira' Fabiano. Mas, Walber não conseguiu barrar as investidas de queda aplicadas por Caipira, e acabou derrotado por decisão unânimes dos árbitros.

Walber dos Anjos 'Timóteo' se prepara para o combate contra Luiz 'Caipira' Fabiano

No primeiro round, Walber foi dominado e jogado ao chão por Caipira. Na sequência do segundo assalto, novamente Caipira levou o voltarredondense para o chão e iniciou o trabalho de jiu-jitsu. A torcida tentava animar Walber, mas com pouco ou quase nenhum sucesso. Os dois lutadores estavam exaustos, e Walber dos Anjos ainda esboçou uma reação nos 10 segundos finais da luta, mas sem sucesso. Final: Vitória de 'Caipira' por 29/27; 29/26 e 30/25. Após passar pelo departamento médico (obrigatório para os atletas), Walber agradeceu o apoio dos torcedores e avaliou o combate e o evento. "Superação. Eu sou da luta em pé e não do chão. Todas as vezes em que ele me levava para o chão eu só pensava em dar tudo de mim e não desistir nunca. Não foi o suficiente, mas valeu como experiência e prometo retomar os treinamento para aprimorar algumas das minhas deficiências", afirmou Walber dos Anjos.

O atleta agradeceu a equipe dele, os torcedores, os organizadores do evento, bem como a ação da Prefeitura de Volta Redonda. "Isso aqui é bom demais. A torcida está de parabéns. Volta Redonda deveria ter mais eventos como este, e também de outras modalidades, como o próprio Kickboxing, ao qual me dedico, contou.

Walber falou ainda sobre a inauguração do Centro Municipal de Artes Marciais (leia mais abaixo). "Nota 10 para a ação do governo. Projetos sociais são sempre bem vindos, pois tira as crianças e adolescentes do caminho do mal e oportuniza sonhos e conquistas. É um crescimento pessoal para crianças e jovens que querem se dedicar a algo de bom. Quer investir na segurança pública, crie projetos sociais e invistam nos pequeninos, nas crianças, e assim teremos um adulto consciente dos seus deveres e direitos", opinou o agora 'casca grossa do MMA', Walber dos Anjos.

Público compareceu na Arena Multiuso de VR, na Ilha São João, e aprovou evento de MMA

MULHERES NO OCTÓGONO - Uma das lutas também muito aguardadas foi entre Monique Adriane e Valesca Tina 'Black'. O público se posicionou favorável à atleta 'Tina Black', que acabou vencendo o confronto por 2 a 1, decisão divida dos árbitros: 30/27; 28/29 (Monique Adriana) e 30/27. O combate seguiu com a primeira finalização entre os atletas do card preliminar. Invicto havia cinco lutas, o atleta Delan Monte foi finalizado com um estrangulamento por Carlos Eduardo "Bebezinho", para delírio da torcida. A quinta luta trouxe ao octógono os lutadores Paulo Ricardo 'Cangaceiro' e Luciano Benício. A luta terminou após três rounds a 0 para Luciano Benício, com o placar de 30/26; 30/26 e 30/25. No combate seguinte, Luan Lacerda venceu Alexandre 'Furão' com um golpe chamado 'mata leão', no primeiro round.

A sétima luta da noite, pelo card preliminar, levou novamente a torcida ao delírio. Entrava no octógono o voltarredondense Murilo Filho para o combate contra Cláudio Rocha. A luta foi bastante equilibrada durante os dois primeiros rounds, com leve vantagem para o atleta de Volta Redonda. No entanto, no terceiro round, numa queda dos dois lutadores, ambos optaram por travar a perna um do outro e buscar uma finalização, o que acabou favorecendo Cláudio Rocha, que aplicou um 'Leg-lock' (chave de perna) em Murilo.

Murilo Filho concentrado para lutar pela vitória no 'Shotto Brasil 88', na Arena Multiuso de VR

Ele conversou com a reportagem da GAZETA DOS BAIRROS, e falou sobre o evento. "Apesar da derrota, estou muito feliz pela qualidade de um evento nacional de MMA, sendo um dos maiores da América Latina, em nossa cidade. Me sinto honrado e feliz em poder lutar aqui em Volta Redonda. A torcida foi excelente a compareceu em peso", disse Murilo. Sobre o Centro Municipal de Artes Marciais, Murilo avaliou com esperança. "Este projeto vai alavancar o esporte e tem tudo para favorecer o surgimento de bons atletas e, por consequência, ótimos cidadãos", concluiu.

Na sequência, o nono combate trouxe os lutadores Alberto 'Beto Kaligula' Jarrin e Thiago 'Manchinha', este natural da cidade vizinha Barra do Piraí. Esta foi a senha para a empatia da torcida para com o lutador. E o resultado levou o público, mais uma vez à euforia. Aos 29 segundos do primeiro round, 'Manchinha' acertou um 'uppercut' (golpe curvo, muito veloz, desferido de baixo para cima, visando atingir o queixo do oponente) em 'Beto Kalígula', e pôs fim ao combate, caracterizado como nocaute (KO) técnico.

CINTURÃO PARA DURÕES - A partir daí começava o 'Card Principal', com três combates previstos e disputa de cinturão. A primeira teve o enfrentamento entre os atletas da categoria Super-palha, Werick 'Dinamite' e Gilberto 'Cangaceiro'. O combate durou somente até 1min23s do segundo round, com a vitória de Gilberto 'Cangaceiro' por finalização. Ele aplicou um 'mata leão' em 'Dinamite, e ficou com o cinturão.

Na luta seguinte, também pela categoria 'Super-Palha', Glyan Alves derrotou Fiuri Ribeiro por nocaute (KO) técnico no terceiro round, e também ficou com o cinturão. Na última luta da noite, a torcida pôde acompanhar a qualidade técnica do lutador Leonardo Limberger 'Gaúcho', que derrotou Fabrício 'Negão', após três rounds, e por decisão unânime dos árbitros, levando para casa o cinturão da categoria 'Pena'.

Quem estava eufórico com a realização do Shotoo Brasil 88 era o jovem Douglas Prudente, morador em Barra Mansa, e que vibrou em todas as lutas, acompanhado da namorada. "Está demais este evento. A região sente muita falta de eventos como este", disse. Douglas comentou ainda sobre a inauguração do Cemam-VR. "Existem as academias que promovem treinamentos mas, gratuito e voltado para crianças e jovens é mais do que importante. A prefeitura está de parabéns quanto a isso", avaliou.

Centro Municipal de Artes Marciais é inaugurado em Volta Redonda

A prefeitura de Volta Redonda inaugurou nesta sexta-feira (28/09), o Centro Municipal de Artes Marciais (Ceman). O espaço, que vai funcionar no ginásio Amaro Inácio, no Retiro, recebeu em sua abertura a presença de André Pederneiras, que é presidente do Shooto (um dos mais tradicionais eventos de MMA no mundo) nas Américas, que também é padrinho do projeto e do atleta Johny Eduardo, lutador do UFC (Ultimate Fight Championship).

O prefeito Elderson da Silva, o Samuca (Sem Partido), destacou que o projeto visa usar o esporte como ferramenta de inclusão social. "O Ceman é uma ideia que acredito muito e vai potencializar os atletas da cidade. O esporte é um importante aliado na ferramenta de inclusão social, tirando da violência as crianças e os jovens. Nós acreditamos em uma sociedade melhor, e Volta Redonda vai se tornar uma referência na eficiência das ações e aplicação dos recursos. A população vai encontrar um espaço ideal para o esporte de alto rendimento", disse.

O local e vai atender crianças a partir de 6 anos, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Inicialmente no Centro Municipal de Artes Marciais serão desenvolvidos os treinamentos para Jiu-Jitsu, Judô, Sambô, Grego Romana e Estilo Livre. O espaço vai contar também com treinamentos para Capoeira, Taekwondo, Kickboxing, Boxe, entre outros. Segundo o presidente do Shooto, André Pederneiras e padrinho do projeto Ceman, o esporte dá oportunidade e promove a cidadania. "Foi com grande prazer que aceitei o convite de estar aqui participando. Quando o prefeito Samuca me falou do projeto eu me comprometi a colaborar. O esporte dá oportunidade a criança e aos adolescentes. Grandes campeões do UFC vieram desses projetos realizados em comunidades e lugares de vulnerabilidade. Ter um projeto como esse em Volta Redonda é certo que servirá para proporcionar aos participantes um futuro melhor. Independente de ter um aluno campeão, o importante é formar um cidadão?, afirmou. O lutador do UFC (Ultimate Fight Championship), Johny Eduardo, contou um pouco de sua história e parabenizou a iniciativa da prefeitura de Volta Redonda. "Hoje se sou reconhecido internacionalmente o responsável é o esporte. Ele salvou a minha vida e de outras pessoas também. Parabéns pela iniciativa que vai transformar o futuro de muitas crianças e adolescentes", contou.


Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page