top of page

TERCEIRA IDADE DA CALIFÓRNIA PARTICIPA DE PROJETO

PELC oferece atividades como ginástica, caminhada e alongamento na quadra de esportes do bairro Morada do Vale, duas vezes por semana, para mais de 80 idosos

Iniciado há um ano no bairro Califórnia, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), do Ministério do Esporte, está mudando a vida de dezenas de idosos. Na manhã de quarta-feira (05/09) os próprios alunos prepararam um café da manhã para comemorar o sucesso do programa. O Pelc oferece atividades como ginástica, caminhada e alongamento na quadra de esportes do bairro Morada do Vale, duas vezes por semana, para mais de 80 idosos. No mesmo local, porém para pessoas de todas as idades, são ofertadas ainda futsal, dança e zumba, totalizando cerca de 300 pessoas beneficiadas.

A aposentada Elza das Graças, de 70 anos, participa há seis meses e tem muita disposição, principalmente, para a ginástica. “Considero as pessoas daqui a minha família. As amizades daqui me renovaram”, disse ela. Uma queda e consequente a fratura de um osso da perna, não desanimou Dona Gecina Leite, de 79 anos, que hoje faz caminhada. “Sofro há dois e estou me recuperando bem, graças à caminhada. Enquanto estou viva, vou viver e aproveitar. Aqui o meu astral fica lá no alto”, filosofou ela, dando um belo exemplo.

A participação no projeto só trouxe alegria para Ivone Figueiredo, 62 anos “Estou sempre feliz e o professor é um grande amigo”, depôs ela, em agradecimento ao trabalho do professor Sandro. Aos 74 anos, José de Alencar vai junto às aulas com a mulher Maria das Dores. Para eles, o esporte é imprescindível para quem está na terceira idade. “Não quero ficar vendo tv em casa. Quero viver a vida”, falou o casal, assíduos às atividades.

As atividades são propostas dentro da capacidade de cada um, segundo explicou o professor Sandro de Oliveira, o Magrão. “A maior parte dos alunos é idoso, inclusive temos três participantes com mais de 80 anos. E tudo fica à escolha e condição física de cada um. Procuro motivar a todos”, conta o professor, informando que as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, com uma hora de duração. “Temos vagas e quem quiser pode participar. Está aberto a pessoas de todas as idades, homens e mulheres”, completou ele.

O Pelc foi intermediado junto ao Ministério do Esporte, em Barra do Piraí, assim como em Volta Redonda, Barra Mansa, e Pinheiral, pela vereadora Rosana Bergone (PRTB), que também participou do café da manhã. “Agradeço ao apoio que tenho aqui na Califórnia do vereador Paulo César Vieira, o Cezinha (PHS). Em todos os núcleos das cidades nós temos bons professores e há pessoas muito interessadas e, por isso, o Pelc é um sucesso. Peço sempre aos alunos que não faltem as atividades, porque com a presença, nós conseguimos prosseguir com o projeto, que está contratado por mais dois anos. É uma oportunidade única e quero que todos aproveitem”, falou a vereadora, que visitou durante todo o dia, outro projeto federal “Esporte e Cidadania para Todos, com atividades nos bairros Belo Horizonte e Verde Vale, em Volta Redonda.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page