top of page
® Copyright

EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO É DESTAQUE EM VR


A Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda realizou na manhã desta terça-feira, dia 12, uma ação de alerta à população sobre a segurança no trânsito. A atividade, que contou com a participação de oito escolas municipais, é referente ao movimento de conscientização sobre segurança no trânsito ‘Maio Amarelo’, que chega à quinta edição, com o tema "Nós somos o trânsito”. Trabalhado em sala de aula como conteúdo pedagógico, o tema envolve escola, família e sociedade.

Segundo a Secretária de Educação, Rita Andrade, a participação dos alunos torna mais clara a seriedade com que se deve tratar o trânsito.

“As crianças abordam os adultos e conseguem chamar a atenção para um assunto tão relevante. Perguntam e informam sobre a importância de colaborar diariamente para um trânsito seguro. Além disso, crianças estimulam seus pais a manterem atitudes de respeito às leis do trânsito. É essencial aprender desde cedo essas práticas”, observou.

Para a aluna Gabriella, do 5º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, participar da atividade foi muito bom.“Gostei muito de participar. Falar do trânsito é muito importante. Nós fazemos parte dele também. Uma vez meu pai estava correndo muito, falei com ele que era errado e perigoso. Ele me ouviu e não voltou a correr de novo. Se a gente não cobrar nossos pais e todos os envolvidos não vamos ter um trânsito seguro”, finalizou.

A atividade aconteceu em seis bairros da cidade: Vila Santa Cecília, Aterrado, Santo Agostinho, Santa Cruz, Retiro e Vila Mury. Além da conscientização para um trânsito seguro, os alunos também deixaram expostos os desenhos que produziram nas escolas no durante do bimestre.

De acordo com a Diretora Pedagógica da SME, Ionara Hygino Muniz, a educação para o trânsito é conteúdo do currículo da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda.

“Trabalhar o tema com os alunos no mês dedicado ao trânsito foi uma iniciativa de ampliação das discussões e conscientização para a cidadania. Foram envolvidos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade, bem como seus familiares e a população de forma geral. Hoje, dia 12, nossos alunos estão em campanha para a conscientização pelas regras de boa convivência e segurança no trânsito”, disse.

Algumas brincadeiras como jogo da memória com as placas de trânsito foram realizadas com a população. Para Márcio Moreira, empresário que passou pela Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado, e foi abordado por uma aluna, a atividade que envolve escola e população é muito significativa.

“Apoio e acho muito boa a atividade da educação. As crianças desde cedo já estão exercitando e multiplicando a aprendizagem sobre as leis do trânsito, e que não há como fugir do assunto. São crianças e levam os adultos a refletirem”, declarou.



Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

bottom of page