top of page

CÂMARA APROVA DO-2019 COM EMENDAS PARLAMENTARES

Votação das Diretrizes Orçamentárias 2019 foi pauta única e exclusiva da sessão ordinária realizada na noite desta terça-feira


Os vereadores votaram e aprovaram a mensagem do Executivo Municipal de nº 021/2018 que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentarias para o exercício financeiro do ano de 2019. No entanto, os parlamentares aprovaram emendas ao projeto original, sendo que algumas foram retiradas por já estarem contempladas no texto original ou terem sido apresentadas em duplicidade. A votação aconteceu na noite desta terça-feira (12/06), sendo concluída pouco depois das 19 horas.

Na abertura da sessão, o presidente da Mesa Diretora, vereador Washington Granato (PTC) solicitou aos demais parlamentares que não excedessem nos debates em plenário, como já é de costume, para não atrasar a votação da mensagem. "Peço a vossas excelências que se eximam de alongar os debates de quaisquer assuntos que desejarem expor neste momento. Temos disponível apenas 30 minutos para votar tal mensagem", salientou o presidente.

SANGUE - No entanto, o vereador e presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, José Augusto de Miranda (PDT), solicitou à mesa um tempo para se dirigir à vereadora Rosana Bergone (PRTB). "Sr. presidente, gostaria de solicitar à colega que se propusesse em determinar o arquivamento do projeto em que ela solicita a criação de um programa de "Coleta de Sangue Móvel", e depois trataremos, por meio de um outro projeto da senhora, para a instalação de um local anexo ao Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (Retiro), para promover esta coleta de sangue, e depois expandirmos para os postinhos nos bairros", disse José Augusto.

Rosana Bergone (PRTB) vai conversar com vereador José Augusto (PDT) sobre projeto em que ela propõe a criação de um serviço móvel de coleta de sangue em VR


De acordo com o parlamentar, as questões que envolvem a colocação em prática do projeto de Bergone "possuem complexidades e responsabilidades".

- Quem controla a transfusão de sangue é o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Essa proposta de um ônibus da coleta foi aplicada e direcionada para Barra Mansa. Hoje, o ônibus destinado à captação do sangue está sucateado na cidade vizinha e sem utilização - explicou o presidente da Comissão de Saúde.

Segundo revelou José Augusto, em 1994, houve um debate acalorado com o ex-vereador e médico Hematologista, Luiz Gonzaga Lula De Oliveira Lima sobre o mesmo assunto, e que culminou pela paralisação do serviço, por sucateamento do ônibus disponibilizado pelo Estado. José Augusto esclareceu que em caso de urgência na obtenção de sangue, há uma total dependência do Hemorio, localizado no Centro do Rio. "Para exames pré-transfusionais, contamos com o Hospital da Unimed; para exames sorológicos temos apenas o Hemorio. E caso haja urgência na obtenção do sangue, estamos dependentes exclusivamente do Hemorio. Daí, a distância é o principal impedimento", avaliou ele.

José Augusto aprovou e se propôs em colaborar com a vereadora Rosana Bergone (que concordou em conversar sobre o assunto na próxima sessão), na elaboração de um novo projeto, porém "não abre mão" de garantir como objetivo "a qualidade do material coletado e a responsabilidade dos profissionais de saúde na execução do serviço", salientou o vereador pedetista, José Augusto.

Anúncio Geleias.jpg

Postagens Recentes

® Copyright
bottom of page