VR PARTICIPA DE FEIRA DE TURISMO EM SP
Cidade quer fomentar o turismo de lazer na cidade e lançará no próximo mês o projeto “Turismo de Volta”
A prefeitura de Volta Redonda está participando da Feira de Turismo WTM (Word Travel Market) Latin America, uma das maiores do mundo no segmento, que aconteceu nesta semana, em São Paulo. O governo municipal esteve dentro do stand de estado do Rio de Janeiro, divulgando para as agências “Turismo em Volta”. Esse projeto, da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, será lançado em 8 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal de Volta Redonda.
“O grande objetivo é divulgar a cidade, seus atrativos e o projeto 'Turismo em Volta' para operadores e agências de Turismo. Queremos colocar Volta Redonda no mapa do Turismo Nacional, atraindo muitos visitantes para a cidade, aproveitando todas as oportunidades que o Turismo pode oferecer para o desenvolvimento econômico, a geração de empregos e renda em Volta Redonda é região”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Joselito Magalhães.
Atendendo uma determinação do prefeito Elderson da Silva, o Samuca (PODEMOS), um plano estratégico para o fomento do turismo de lazer em Volta Redonda está sendo elaborado pela equipe técnica da secretaria. Atualmente, a maior taxa de ocupação dos hotéis no município acontece nos dias úteis, enquanto nos finais de semanas cai o número de hóspedes.
“Isso é reflexo, obviamente, do turismo de negócios que é bem característico do município. Sempre acreditei que Volta Redonda é o centro da região, com a melhor estrutura para receber os visitantes. Queremos, agora, investir no turismo de lazer. Isso é possível pela posição geográfica de Volta Redonda”, afirmou o prefeito, citando a parceria da CVC, maior operadora de turismo do país, com o município.
A agência está vendendo pacotes partindo de Volta Redonda (hub turismo) para dois destinos: as fazendas do Vale do Café e um parque aquático de Barra do Piraí. Os visitantes passam o dia nas cidades vizinhas e retornam à Volta Redonda para dormirem, conforme propôs os representantes da agência de turismo, utilizando a rede hoteleira da cidade.
Hoje, segundo levantamento da secretaria municipal, Volta Redonda possui 1,5 mil leitos em 13 redes de hotéis. “Estamos próximos à região das Agulhas Negras, com Parque Nacional de Itatiaia e Penedo; do interior de Minas Gerais com Santa Rita de Jacutinga, Passa Vinte e Rio Preto; do litoral com Angra dos Reis e Paraty, além do Vale do Café nas cidades Valença (Conservatória), Vassouras”, listou o prefeito de Volta Redonda.
Está sendo elaborado um inventário turístico para formatar produtos para serem oferecidos aos visitantes da cidade. Serão citados o Parque Municipal Fazenda do Ingá, que possui 211 hectares de Mata Atlântica, e o Zoológico Municipal, além de um roteiro gastronômico e da vida noturna. “Há uma tendência mundial do crescimento de turismo ecológico e de esporte de aventura. Volta Redonda tem duas áreas que podem entrar nesse circuito, Zôo e a Fazenda do Ingá. Mas, para isso, não vejo o fomento do turismo sem a participação ativa da iniciativa privada”, observou Samuca.
Além disso, estão sendo elaboradas propostas para a criação do Contur (Conselho Municipal de Turismo), com representantes empresariais e governamentais; o FunTur (Fundo Municipal de Turismo); o Calendário Anual de Eventos e Plano Municipal de Turismo.